Antigo Programa Especial de Treinamento, hoje conhecido por Programa de Educação Tutorial - PET, criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior - SESu/MEC, iniciando com 5 grupos em 1979 e hoje possui 400 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país.
O PET é um grupo de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das IES. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Nesse sentido, proporciona uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação.
As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Assim, a médio e longo prazos, a SESu espera fomentar a formação de profissionais de nível superior, nas diversas áreas do conhecimento, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social, nas diversas áreas do conhecimento, que sejam capazes de uma atuação no sentido da transformação da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores pós-graduados em áreas profissionais.
OBJETIVOS
São objetivos deste programa:
-
Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
-
Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
-
Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
-
Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
-
Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
FILOSOFIA
Conforme a versão 2006 do Manual de Orientações Básicas do PET, o programa não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.
O programa PET através da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão dá condições aos petianos de obterem uma formação científica e técnica diferenciada.
Proporciona assim ao meio acadêmico em que está inserido ferramentas para transformar a realidade nacional, por meio das atividades de ensino e extensão (cursos, palestras, eventos) assim como a produção de conhecimento técnico, científico e informacional de forma consciente. A partir destes saberes transmitidos e vivenciados, a pessoa vai se apropriando de conhecimentos em direção ao alcance da formação não só acadêmica, mas também moral, determinando seu ser, sua identidade e, consequentemente, seus princípios éticos.